História de João Lisboa (13/06)

Em decorrência do desbravamento da parte Oeste do estado do Maranhão, fez-se surgir em 1930 um pequeno povoado “Gameleira”, na área de abrangência do município de Imperatriz. O primeiro morador a dar início ao processo de povoamento, foi o senhor Joaquim Alves da Silva, que pelo fato de construir o seu barracão nas proximidades de uma grande arvore de gameleira, aquele morador ficou conhecido como Joaquim Gameleira. Foi também da grande árvore que se originou o nome do povoado.

O desmembramento de Imperatriz e a elevação do povoado à condição de município, ocorreu no dia 22 de dezembro de 1961. A então Gameleira passa a chamar-se João Lisboa, em homenagem ao escritor maranhense, João Francisco Lisboa.

A instalação do novo município e a posse do seu primeiro prefeito, Nestor Gomes de Abreu Milhomem, aconteceu no dia 22 de dezembro de 1961 exatamente seis dias após a sua criação. A ata de instalação lavrada pelo escrivão e tabelião Antenor Bastos, de Imperatriz, revela que a solenidade ocorreu no prédio onde funciona a prefeitura municipal, na rua Newton de Barros Belo Filho (hoje avenida Imperatriz). A referida cerimônia de instalação foi presidida pelo então segundo suplente de juiz de Direito da Câmara de Imperatriz, Raimundo Herênio Ribeiro (falecido). Presentes na época o Deputado Estadual Adail Carneiro, representando o governador do Estado. Mais o presidente da Caixa Econômica o Deputado Estadual Newton de Barros Belo Filho, o Tenente PM Riod Ayob Jorge, representando o Secretário do interior, Justiça e Segurança, José Ramalho Burnett hoje Deputado Federal, Manoel Ribeiro presidente do diretório do Partido Social Democrático em Imperatriz, Levegildo Freitas da Silva, Promotor da justiça da Comarca de Imperatriz, além de outras figuras de representatividade na vida social e política imperatrizense e da cidade que se instalava.

A cidade de João Lisboa fica a 12 quilômetros de Imperatriz e a 650 de São Luís. É interligada ao sistema rodoviário nacional pelas rodovias Pedro Neiva de Santana (Imperatriz), pela Açailandia, Santa Luzia e pela Belém Brasília (BR 010). Mais de 50 quilômetros do município são hoje cortados pela Ferrovia Norte-Sul. Um dos marcos de inauguração dessa ferrovia, a administração federal José Sarney, fica perto da cidade, no lugar chamado Pé de Galinha.

FONTE:

  1. 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.

  3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

(Retirado de Wikipédia.org. Link: João Lisboa.)

.

Da Redação.

Obs.: Para inserir um comentário, clique na palavra "Comentários" abaixo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Good information. Lucky me I discovered your website by
accident (stumbleupon). I've saved as a favorite for later!

Check out my blog: new cellulite treatment

    Link and Search

    Image Hosted by ImageShack.us